top of page

Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social

 

Pra que serve a ABEPSS?

* Art. 2° - A ABEPSS tem como finalidades:

I - propor e coordenar a política de formação profissional na área de Serviço Social que associe organicamente ensino, pesquisa e extensão e articule a graduação com a pós-graduação;

III - contribuir para a definição e redefinição da formação do assistente social na perspectiva do projeto ético-político profissional do Serviço Social na direção das lutas e conquistas emancipatórias.

IV - propor e coordenar processos contínuos e sistemáticos de avaliação da formação profissional nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. VII - apoiar iniciativas de criação de Programas de Pós-Graduação na área de Serviço Social no país;

VIII - acompanhar o processo de autorização, reconhecimento e renovação dos cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação;

IX - fomentar e estimular a formação e consolidação de grupos de pesquisa nas universidades e/ou outras instituições voltadas para a pesquisa;

* X – estimular a publicação da produção acadêmica na área de Serviço Social e assegurar a publicação semestral da Revista Temporalis como revista nacional da ABEPSS;

* XII - promover eventos acadêmico-científicos na área do Serviço Social;

* XV – fortalecer a concepção de ensino de graduação presencial, denso, crítico, laico e numa perspectiva de totalidade.

Quem faz parte da ABEPSS?

* I - Unidades de Formação Acadêmica de Serviço Social na modalidade presencial;

§ 2º. Para se filiar a ABEPSS a Unidade de Formação Acadêmica de Serviço Social deverá requerer inscrição à diretoria desta Associação, apresentar os comprovantes da documentação exigida, e haver formado, pelo menos, a sua primeira turma.

Os documentos : Projeto pedagógico do curso e comprovante do reconhecimento pelo órgão público da administração de ensino competente.

* II - Sócios individuais:

* I - docentes e pesquisadores em Serviço Social;

* II - assistentes sociais;

* III - estudantes de graduação de Serviço Social;

* IV - docentes e pesquisadores de áreas afins;

 

O que faz a Representação Discente?

Xs estudantes integrantes da Diretoria da ABEPSS participam como Representante Estudantil de Serviço Social. Esta representação deve responder aos interesses dos estudantes, considerando as discussões e deliberações acumuladas nos seus encontros anuais, de forma participativa e propositiva, nos espaços de formulação política da ABEPSS. E, na mesma proporção, é dever do Representante Discente participar dos espaços do Movimento Estudantil de Serviço Social, levando aos estudantes o que foi definido, discutido e produzido pela ABEPSS. Vale ressaltar que os estudantes de Serviço Social historicamente participam dos movimentos e processos que envolvem a Formação Profissional, como a formulação das Diretrizes Curriculares, 1996, e da Política Nacional de Estágio, 2010. Isso porque compreendem que defender as Diretrizes Curriculares é defender seus interesses, assim como a defesa de um ensino de qualidade, pois muitas das bandeiras de luta da ABEPSS são também bandeiras de luta da ENESSO – Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social.

Ao discente de graduação compete levar as demandas estudantis ao alcanço da entidade ABEPSS, participar da construção e planejamento de atividades levando em conta sua visão como discente, difundir as informações da entidade junto aos estudantes e por fim contribuir para o fortalecimento da organização politico acadêmica do Serviço Social.

Construíram-se, também, ações e estratégias que potencializarão a participação discente e dos supervisores de campo, incentivando as regionais a articular-se organicamente com esses sujeitos para viabilizar seu protagonismo na entidade.

Historicamente o espaço da ABEPSS foi ocupado apenas por docentes e supervisores. A garantia do estudante de graduação é de fato uma conquista politica muito importante.

Ao discente de graduação compete levar as demandas estudantis ao alcanço da entidade ABEPSS, participar da construção e planejamento de atividades levando em conta sua visão como discente, difundir as informações da entidade junto aos estudantes e por fim contribuir para o fortalecimento da organização politico acadêmica do Serviço Social.

 

Importância do discente em ABEPSS

O Serviço Social brasileiro tem se posicionado como uma profissão combativa, crítica e frente às demandas profissionais e políticas que vêm se apresentando como produto do atual estado de coisas.

 É relevante a articulação entre as três entidades representativas do serviço social:

CFESS, ABEPSS e ENESSO, que caminham no sentido de fortalecer o projeto profissional e as lutas conjuntas em defesa do trabalho, da formação com qualidade e a materialização de princípios éticos que se colocam numa perspectiva de emancipação humana e política, intencionando a transformação social.

Por meio de encontros, reuniões e mobilizações, a ENESSO vem historicamente protagonizando as lutas estudantis que se somam aos interesses da classe trabalhadora e dos movimentos sociais que caminham no contrafluxo do sistema opressor e desigual que é o capitalismo.

 

Compete ao representante discente de graduação: 

I- contribuir, com base nas demandas estudantis, para o alcance das finalidades da ABEPSS; 

II – contribuir para o fortalecimento da organização político-acadêmica do Serviço Social consoante com as finalidades da ABEPSS;

III – participar da construção e implementação das  atividades desenvolvidas pela ABEPSS;

IV- difundir as informações da entidade junto aos estudantes nas Unidades de Formação Acadêmica e nos fóruns estudantis.

Sendo a ABEPSS uma entidade historicamente ocupada por docentes e supervisores de campo, os desafios que se apresentam aos discentes em ABEPSS,é também de cunho politico, pois os tencionamentos que chegam até o movimento estudantil, faz parte da agenda de lutas que um discente em ABEPSS deve o mesmo empondera e impulsionar de que as demandas estudantis cheguem como pauta deste espaço.

 

 

bottom of page