top of page

Eleições para a Coordenação Regional da ENESSO - Região 7

 

Sobre as Eleições para Coordenação Regional da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO


Estamos no período do Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social (ERESS), que segundo o estatuto da ENESSO é o encontro de deliberação máxima em cada região e que tem por objetivo reunir anualmente os estudantes em torno de temas referentes à Conjuntura, Movimento Estudantil, Universidade e Educação, Formação Profissional, Cultura e Combate as opressões, além de outros temas referentes ao Serviço Social. Portanto, viemos através desta nota, apresentar a estrutura organizativa da ENESSO, como se configura o processo eleitoral para escolha da Coordenação Regional e secretario de escola desta, e sua importância para a região.


A ENESSO é a entidade máxima de representação dos/as estudantes de Serviço Social do país, sem fins lucrativos. Esta é responsável por estimular, unificar e fortalecer a luta dos/as estudantes de Serviço Social, em uma direção classista, anticapitalista e revolucionária, por uma educação e uma universidade pública, gratuita, presencial, laica, popular, democrática, de qualidade, com acesso universal, que garanta acessibilidade às pessoas com deficiência, atuando, para tanto, em conjunto com outros movimentos sociais alinhados por um novo projeto societário sem dominação, exploração de classe ou qualquer forma de opressão.
Para garantir uma melhor articulação entre os estudantes a nível nacional, a ENESSO possui uma Coordenação Nacional (CN), que é responsável por executar as estratégias e táticas deliberadas nos encontros nacionais (ENESS). Atualmente, a ENESSO está dividida politicamente em 7 (sete) regiões, à qual nós estamos localizados/as na Região 7, que envolve Estado de São Paulo. Sendo assim, cada região tem sua Coordenação Regional (CR) e secretárixs de escolas (SR) eleita anualmente nos ERESS, tendo como tarefa aproximar e organizar xs estudantes com as discussões provocadas no movimento estudantil em âmbito local, regional e nacional, se configurando em um importante espaço de fortalecimento da base do movimento.


Para seu Secretário de Escola–SR e compor a chapa da Coordenação Regional-CR e  xs estudantes precisam estar devidamente matriculadas/os no curso de Serviço Social e ser militante do Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS), independente de quitação de mensalidades. A articulação para a construção de chapas para se colocar enquanto possível coordenação regional e secretários de escola se dá entre as escolas e grupos com afinidades políticas. 
O processo eleitoral é conduzido no encontro com o lançamento do edital, onde também ocorre o apresentação da chapa, com a defesa de suas propostas. Posteriormente tem a votação, onde cada escola tem direito a três votos, dividindo-se os votos a partir da regra de três simples.
É de suma importância se ter CR da ENESSO e SR da ENESSO na região, já que possibilita maior facilidade de articulação entre as escolas de serviço social, com o Estado e parceria com as categorias profissionais. Contudo, percebe-se a investida burguesa no intuito de desarticular as lutas e a resistência da classe trabalhadora, proporcionando condições pouco favoráveis aos movimentos sociais. Nesse sentido, o Movimento Estudantil tem uma importância histórica na luta de classes, e a ausência da Coordenação Regional e Secretarixs de escola teria uma grande repercussão, já que significaria uma desarticulação do MESS a nível regional e consequentemente com outros segmentos da classe trabalhadora. Ter representantes regionais possibilita dar voz aos interesses coletivos dxs estudantes contribuindo diretamente com a nossa formação profissional, estreitando ainda mais o laço de luta junto com a classe trabalhadora. 


A eleição para a próxima Coordenação Regional da ENESSO se dará no XXXVIII ERESS em Sumaré, a partir das 11h do dia 21 de Abril de 2015, último dia do ERESS Sumaré, e a articulação para a composição de chapa pode se iniciar assim que os/as estudantes organizados desejarem, acontecendo também no decorrer de todo o encontro.

 

ENESSO, ENESSO, ENESSO É PRA LUTAR!!!

 

 

bottom of page